Com sabedoria se vai longe
Por Carol Posella

pexels-photo

“Eu, a sabedoria moro com a prudência, e tenho conhecimento que vem do bom senso” Provérbios 8:12

A sabedoria foi sempre necessária para vivermos bem e de forma equilibrada. No livro de Provérbios temos muitos exemplos a respeito de como podemos ter sabedoria, bom senso, equilíbrio e estabilidade. Ingredientes necessários e vitais para vivermos uma vida abundante.

Nosso maior exemplo de vida cheia de sabedoria e equilíbrio foi Jesus. Nada era descompassado ou disfuncional nEle.

Ele nos prova que é possível vivermos em um mundo “caído”, marcado por injustiças, crueldade e todo tipo de pecado e, ainda assim, sermos sábios e equilibrados.

Uma das características mais marcantes da vida de Jesus era sua busca incessante pela intimidade com o Pai e, como homem, Ele precisava desse tempo de comunhão para viver da forma como viveu e para cumprir Seu propósito.

Por meio da sabedoria podemos alcançar patamares e lugares nunca antes sonhados. É por meio dela que homens e mulheres são levantados como líderes e vivem os propósitos que o Senhor tem destinado para cada um.

Em nenhuma outra época tivemos tanta informação, conhecimento, acesso a todo tipo de tecnologia, culturas diversas, lugares e nunca antes fomos tão globalizados, mas paradoxalmente nunca tivemos tanta escassez de sabedoria. Paira no ar uma intolerância generalizada, pessoas polarizadas e o desequilíbrio toma conta de pessoas, ideias, relacionamentos e nações.

Mas nós, sabemos que nosso exemplo é Jesus, e se Ele viveu com bom senso, equilíbrio e nos prometeu que nos daria uma vida em abundância, temos que crer e buscar por isso.

A medida que mais usamos o bom senso e o equilíbrio, tudo fica melhor nas nossas vidas. O Senhor é especialista em fazer isso, Ele vai nos preenchendo com Sua sabedoria pouco a pouco, ao mesmo tempo que vai aparando nossas arestas e nos ensinando como viver nessa terra de forma equilibrada e sábia.

E se tivermos falta de sabedoria podemos pedir e crer que Ele nos dará conforme está assegurado na sua palavra no livro de Tiago 1:5.

Nossa busca precisa ser diária e incessante pela comunhão, intimidade com o Pai e pela sabedoria para assim vivermos uma vida edificante e abundante.