A tua fé te salvou
Por Luana Oliveira

um-dos-dez-leprosos-retorna-para-agradecer

Porque o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá– las.” (Lucas 9:56a)

A passagem do Evangelho de Lucas, nos fala que Jesus e seus discípulos caminhavam para Jerusalém e, chegando a uma aldeia de Samaritanos a fim de se hospedarem, o povo se recusou a recebê-los porque se dirigiam a Jerusalém e, portanto, foram mandados embora.

Eis que por ali havia dez leprosos e dirigiram-se a Jesus. “Ficaram a certa distância e gritaram em alta voz: “Jesus, Mestre, tem piedade de nós!” (Lucas 17:12b-13)

Os leprosos naquele tempo eram terrivelmente discriminados e viviam em locais isolados sendo obrigados a se manter distante da sociedade, por isso o texto diz que eles ficaram a certa distância. Imagine o sofrimento e angústia o qual viviam e, ainda assim, aqueles dez homens tiveram fé e clamaram pela misericórdia de Jesus.

Jesus os viu e disse: — Vão e peçam aos sacerdotes que examinem vocês.(Lucas 17:14ª)

Ele disse isso, pois sabia que só o sacerdote poderia libera-los para que fossem reintegrados à sociedade, estando totalmente curados. O texto que se segue nos afirma que enquanto eles iam, a lepra desapareceu totalmente.

Jesus já continuava sua caminhada quando UM dos que foram curados, justamente um samaritano, voltou correndo, louvando e glorificando ao Senhor pelo milagre conseguido. Ele jogou-se aos pés de Jesus e à Ele agradeceu.

Jesus disse: — Os homens que foram curados eram dez. Onde estão os outros nove? Por que somente este estrangeiro voltou para louvar a Deus? E Jesus disse a ele: — Levante-se e vá. A tua fé o salvou.” (Lucas 17:17-19)

Aquele homem já havia sido curado de sua doença, mas agora o que Jesus lhe dizia era que estava SALVO porque teve fé, ou seja, porque se voltou a Ele e creu.

Quantas vezes nós, com nossos inúmeros problemas e doenças, imitamos esses homens. Nos momentos de aflição nos lembramos de Deus, rogamos e imploramos que Ele nos cure… e Ele cura! Mas, voltamos para agradecer como aquele UM leproso ou seguimos felizes e curados com nossas vidas, nossos afazeres, nossa família e nem nos lembramos de agradecer, como os outros NOVE?

Deus não nos dá uma doença ou qualquer outro problema que nos aflige, pelo contrário, Ele, em Sua infinita misericórdia, está sempre pronto para nos ouvir, dar atenção, nos abençoar, nos curar e acima de tudo Ele quer nos salvar.

Portanto, que sejamos como este único homem. Que nossa fé em Cristo Jesus nos salve e voltemos a nossa mente e coração todo o tempo Àquele que pode fazer muito mais do que pedimos ou possamos imaginar!