Santificai-vos
Por Luana Oliveira
santidade

“Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós” (Js 3:5)

“Santificai-vos”. Essa foi a instrução que Josué deu ao povo prenunciando as maravilhas que Deus faria em meio ao povo e garantindo que o amanhã vitorioso dependeria do hoje consagrado.

Deus nos chama à santidade e à pureza, Ele deseja que andemos em Sua luz para estarmos em Sua presença. (“Procurem viver em paz com todos e busquem levar uma vida pura e santa, porque aquele que não é santo não verá o Senhor” Hb 12:14).

E por que Deus nos condiciona as bênçãos do amanhã à consagração de hoje? Porque o hoje é a oportunidade da preparação (“Prepara-te ó Israel, para te encontrares com o teu Deus!” Am 4:12)

Jesus, quando questionado porque seus discípulos não jejuavam, ensinou que a vida cristã não é apenas um ritual religioso. Ele ensina isso falando por parábolas sobre o vinho novo (Seu sangue) e as vestes novas (nossa vida transformada).

“Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo. Nem se põe vinho novo em odres velhos; se o fizer, os odres se rebentarão, o vinho se derramará e os odres se estragarão. Pelo contrário, põe-se vinho novo em odres novos; e ambos se conservam” Mateus 9:16,17

O odre representa nossa carne fraca que precisa ser arrancada de nós para não vivermos mais para nós mesmos e sim para Deus. Por isso precisamos ser renovados como um odre novo para receber o vinho novo. Se  nossa carne estiver envelhecida com hábitos mundanos, Deus deseja renovar nosso ser completamente para habitar em nossas vidas, para tanto é necessário nos santificar e purificar.

Faremos grandes coisas amanhã se andarmos hoje na luz de Deus. Oremos e jejuemos. O amanhã é a oportunidade de agirmos. Amanhã, Deus nos usará como consequência do que dermos a Ele.