Como escolher diante das possibilidades?
Por Cari Silva
calendario

Ao final de mais um ano a nossa tendência é refletir sobre o ano que passou e planejar o próximo. Isso não é ruim, pelo contrário, na medida certa é saudável. Geralmente as pessoas que planejam gostam de ter as coisas sob o seu controle. Isso pode ser uma grande qualidade, mas também pode ser frustrante e sofredor quando tudo sai diferente. Há aqueles que planejam tanto que não conseguem curtir as surpresas da vida. Sendo assim, como planejar corretamente?

Como filhos de Deus, primeiramente, precisamos reconhecer o controle Dele sobre tudo o que acontece.

Entender que “Há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu”* acalma nosso coração e aumenta nossa confiança em Deus. Saber que se algo não acontece agora, talvez não chegou o tempo disso acontecer.

Outra postura importantíssima é acreditar que Deus é o maior interessado em nos ensinar e mostrar qual o melhor planejamento.

Ao viver o que Ele planejou, a vida torna-se mais prazerosa, segura e vitoriosa. O salmista Davi entendeu isso e declarou: “O Senhor é o meu lugar de segurança; o Senhor me livra da aflição e enche a minha vida de canções de vitórias.”**.

No mesmo Salmo 32 está escrito “Eu o instruirei e o ensinarei – diz o Senhor – e mostrarei a você o caminho por onde deve andar. Eu mesmo lhe darei conselhos e o vigiarei” ***. Você consegue perceber o privilégio de ser instruído, ensinado, guiado, aconselhado e vigiado pelo Deus que controla todo o Universo? Quando surgem as dúvidas, devemos pedir os conselhos de Deus.

Com Ele, CERTAMENTE, estaremos seguros em nossas decisões e em cada dia da nossa vida. Diante de tantas possibilidades de escolhas, tantas ofertas, tantos planos e sonhos, o nosso maior papel é perguntar para Deus o que Ele quer para nós. O plano comum a todos nós é o plano de salvação, de formar discípulos e sermos verdadeiros cristãos. Porém, há também os planos individuais. Cada um de nós precisa ouvir de Deus quais são os próximos passos que devemos dar. Ter sabedoria em como investir cada segundo dos próximos 365 dias.

* Eclesiastes 3:1 | ** Salmo 32:7 | *** Salmo 37:8