Deus nos purifica
Por Denise Lopes
image8691

“Contudo o ouro, e a prata, o cobre, o ferro, o estanho, e o chumbo, toda a coisa que pode resistir ao fogo, fareis passar pelo fogo, para que fique limpa, todavia se purificará com a água da purificação; mas tudo que não pode resistir ao fogo, fareis passar pela água.”, Números 31:22-23

“Pois tu, ó Deus, nos provaste; tu nos afinaste como se afina a prata.” Salmos 66:10

A água na Bíblia é o símbolo da Palavra de Deus em sua ação purificadora. Muitas vezes, essa água pode não alcançar nossos corações se os mantivermos endurecidos (e costumamos fazer isso em algumas áreas de nossas vidas).

A purificação de um metal é um processo de limpeza, onde o ourives tira toda a sujeira do objeto deixando somente a sua substância pura (sua essência).

Somos assim também, como metais nas mãos do ourives que é o nosso Deus. Na vida, por mais que, às vezes, passemos pela água da Palavra, muitas vezes existem sujeiras mais profundas no nosso ser que somente o nosso ourives consegue remover passando-nos pelo fogo.

Esse fogo pode vir na forma de uma ardente provação, ou muitas outras vezes até mesmo por um momento de crise que vem para nos confrontar e purificar, e é diante desse fogo que reconhecemos os nossos erros e dificuldades, assim Deus consegue nos limpar.

Mas, apesar de todas essas duras provações e crises que precisamos passar para crescermos espiritualmente e nos tornarmos quem Deus realmente nos designou para ser (e Ele sabe a nossa essência e quem realmente nós somos), o mais importante nisso tudo é que o nosso Ourives, nosso Deus, sabe o calor que o metal suporta e nunca nos deixará ficar no fogo tempo maior que possamos suportar. Ele sabe o momento exato de tirar o metal do fogo: Nem um momento antes (para que não fique alguma impureza), nem um momento depois (para que o metal não se queime).

E assim, apesar de difícil, após passarmos pelo fogo saímos limpos. E, o mais lindo nisso tudo é que o ourives sabe que o metal está limpo porque Ele olha e vê a Sua imagem refletindo no metal.

Deus nos purifica até poder ver nós a sua imagem. Isso, porque fomos feitos no momento da criação para sermos a imagem e semelhança de Deus:

“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”, Gênesis 1:27.