Você come o que você fala.
Por Cari Silva.
fala

Do fruto da boca enche-se o estômago do homem; o produto dos lábios o satisfaz.”, Pv. 18:20

A Bíblia é recheada de instruções sobre o que falamos. Você sabia que não é o que entra pelo ouvido que nos contamina, mas o que sai pela boca? (Mateus 15:11). Podemos ser alguém que vive no meio de pessoas que falam muitas besteiras e mesmo assim sermos puros. O conteúdo da nossa fala – ou pensamento – mostra a (im)pureza do nosso coração.

Muitas vezes, nos colocamos em situações que jamais queríamos ter entrado. Uma palavra proferida na hora errada pode trazer transtornos quase irreparáveis.

Nossas colocações podem trazer para nossa vida benção ou maldição. O apóstolo Tiago fala exatamente disso e complementa: “Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.” (Tiago 3:2). Precisamos de muita sabedoria e domínio próprio para avaliar e controlar o que falamos. Há tanto o poder de vida quanto o poder de morte quando abrimos nossa boca. Tiago diz que “a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero.” (Tiago 3:8).

O Sábio Salomão deixou vários conselhos sobre o assunto no seu livro de Provérbios. Ele enfatizou que encheremos nosso estomago do fruto da boca. Cabe avaliarmos sobre o que e como temos falado. Talvez muitos dos problemas que adquirimos são consequência da nossa fala, são o fruto da nossa boca.

“Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando.”, Pv. 13:3

“A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira.”, Pv. 15:1.

“Começar uma discussão é como abrir brecha num dique; por isso resolva a questão antes que surja a contenda.”, Pv. 17:14

“Quem tem conhecimento é comedido no falar, e quem tem entendimento é de espírito sereno.”, Pv. 17:7

Sejamos sábios.

Coloque em prática o que o Senhor deixou como lição em Sua Palavra. Mude a sua forma de pensar, falar e agir. Mude o fruto que você tem produzido e consumido. Mude o conteúdo e a forma com que fala. Isso trará mudanças visíveis em sua vida.

Deus te abençoe.