Nisso Pensai
Por Cari Silva
pensar
Num mundo onde recebemos tanta informação e de tantas formas, fica difícil disciplinar nossos pensamentos e comportamentos. A forma como vivemos tem muito a ver com o conteúdo do que pensamos a nosso respeito e a respeito dos outros. A Bíblia fala que assim “como ele [o homem] pensa consigo mesmo, assim é” (Pv 23:7a).

Nosso pensamento diz muito sobre nós, como somos e como reagimos.

O apóstolo Paulo sabia o quanto o conteúdo do nosso pensamento era importante. Ele deu a dica, inclusive, de como ter saúde emocional. O conselho dele é para colocarmos no nosso pensamento “tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor” (Fp 4:8).

Quando conseguimos pensar nessas coisas e eliminar qualquer pensamento que saia dessa lista, experimentamos algo maravilhoso: a paz de Deus. No mesmo texto, Paulo disse para não andarmos ansiosos, mas levarmos a Deus o nosso pedido com ações de graças, assim “a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.”.

Não há outro lugar mais seguro para colocarmos o nosso coração (tudo o que sentimentos) e a nossa mente (tudo o que pensamos), a não ser em Cristo Jesus.

Isso é uma disciplina diária e não apenas uma lição que se aprende hoje e não precisamos mais. Todos os dias precisamos submeter nossos pensamentos a essa lista e analisar o fruto deles em nós. Muitas vezes andamos tristes, ansiosos, preocupados ou mesmo perturbados, mas não notamos que todos esses sentimentos tiveram início em pensamentos errados que alimentamos.

Cuide do que você come para ter uma saúde física equilibrada. Cuide do que você pensa, pois isso ditará sua saúde emocional.

Deus te abençoe.